LUDOTERAPIA
Um dos fatores primordiais para a eficácia de um atendimento psicológico é a capacidade do profissional de se adaptar ao perfil de cada paciente, possibilitando, assim, que o outro se sinta confortável para falar de seus problemas e questões. Com as crianças não é diferente.
A Ludoterapia consiste em usar o lúdico a favor da psicoterapia voltada para o tratamento das crianças. Teve sua origem na clínica psicanalítica infantil, por Melanie Klein, que criou a “técnica do brincar”.
Para elas, expressar os sentimentos pode ser muito difícil, porque, muitas vezes, elas não entendem o que estão sentindo. Nesse cenário, o brincar é uma excelente forma de expressão para os pequenos, e uma ferramenta incrível para o psicoterapeuta. Através da brincadeira, a criança consegue resolver questões, antes de tudo na fantasia, depois na realidade e, assim, no seu dia a dia.
Os jogos de tabuleiro, brinquedos e brincadeiras, fantasias, histórias infantis e recursos pedagógicos são mediadores do processo terapêutico de crianças, adolescentes e até adultos, funcionando como facilitadores da expressão de sentimentos e memórias que precisam ser elaborados e ressignificados.